Janela do telhado para o dormer - que está lá?

Ao planejar um dormer, a escolha de janelas embutidas é crucial. Que tipos de janelas você pode instalar em um dormer, quais possibilidades existem e onde estão os prós e contras, você pode ler neste post.

Janela do telhado versus dormer

Isso também desempenha um papel no projeto da área de iluminação para os quartos do sótão. Basicamente, os regulamentos estaduais de construção pressupõem que a área mínima de luz no espaço do sótão também deve ser maior que 1/8 a 1/10 da área do piso da sala (dependendo do respectivo estado federal).

No caso de janelas de telhado, esses valores podem ser um pouco menores, porque a saída de luz muito maior, mesmo com áreas menores, não causa perda de conforto.

Vantagens do dormer

No entanto, o dormer também oferece uma vantagem em termos de área do quarto: Um dormer torna o espaço disponível em um telhado inclinado, que caso contrário não pode ser usado devido à baixa altura. Isso aumenta significativamente o espaço em sótãos.

Diferenças de preço

As soluções da Dormer (incluindo soluções de dormer pré-fabricadas dos grandes fabricantes de clarabóias) são geralmente muito mais caras do que as soluções de janelas de telhado. Portanto, se não se trata principalmente de ganhar espaço, as clarabóias panorâmicas são certamente uma solução boa, mas muito mais barata.

Janelas tradicionais em águas-furtadas

Claro que você também pode instalar janelas convencionais em águas-furtadas. Afinal, isso oferece a vantagem de que os valores U de janelas comuns de economia de energia são geralmente mais altos do que os valores U das janelas do telhado.

Na maioria dos sistemas de dormentes pré-fabricados, no entanto, as claraboias clássicas são geralmente instaladas em construções verticais. As mudanças geralmente não são possíveis lá.

No projeto próprio de uma solução dormer, no entanto, isso é fácil. No entanto, o custo de tal solução é novamente significativamente maior.

Dicas e truques Um bom compromisso pode ser uma clarabóia panorâmica com uma saída integrada, possivelmente também uma pequena solução de telhado-varanda. Os fabricantes de clarabóias oferecem algo já pré-fabricado.
Compartilhe com amigos

Deixe seu comentário