Power saw: Como trocar as rodas dentadas?

O pinhão (ou pinhão) da motosserra, como muitos outros componentes, também está sujeito a desgaste. Que tipos de rodas motrizes estão em motosserras, quando elas devem ser substituídas (limite de desgaste) e como fazer a troca, leia este post.

Tipos de pinhões

Existem dois tipos diferentes de pinhões:

  • a coroa e star a roda estrelada
  • A roda estrela é uma roda motriz de uma peça, o acionamento por corrente e o tambor da embreagem são combinados em um componente. Por outro lado, com a coroa, que também é considerada uma unidade de acionamento de maior qualidade, o anel de acionamento fica livremente móvel no eixo de acionamento. Isso resulta em um funcionamento mais suave e menos desgaste.

No caso de um starwheel, todo o componente deve ser substituído, com um ringwheel é suficiente para substituir o anel de acionamento (se não houver danos ao eixo, o que geralmente não é o caso). Substituir o anel é relativamente fácil.

Limite de desgaste

O desgaste de uma roda dentada é geralmente visualmente fácil de reconhecer. Em caso de sinais visíveis de desgaste, a roda dentada (ou anel) deve sempre ser substituída.

Além disso, você deve sempre trocar a roda motriz ao trocar a corrente, onde isso é fácil (engrenagem de anel). Um anel de corrente já inserido pode "martelar" a nova corrente e acelerar consideravelmente seu desgaste. Além disso, o trilho pode aquecer fortemente em tal corrente "martelada" e é então submetido a um desgaste maior.

Exemplo de instruções

Abaixo, você encontrará instruções para trocar um anel de acionamento em um acoplamento interno. Em outras circunstâncias (roda dentada completamente visível, embreagem externa, roda em estrela ou a mudança necessária do componente de acionamento completo), você pode ter que proceder de maneira diferente.

A troca do anel de acionamento é rápida e fácil, outros trabalhos podem ser mais complicados ou complexos e exigem mais conhecimento.

Mude o anel de acionamento - passo a passo

roda dentada nova

    • nenhuma ferramenta especial necessária
    • 1. Trabalho preparatório

Solte o freio da corrente e remova a tampa lateral da motosserra. Remova a corrente e o trilho. Limpe cuidadosamente o alojamento do motor (importante!).

2. Remova o anel de acionamento antigo

Remova o anel de retenção e a arruela. Agora você já pode remover o antigo anel da unidade.

3. Instale o novo anel de acionamento

Coloque o novo anel de acionamento com a etiqueta voltada para fora (importante!). Substitua a arruela e o anel de retenção.

4. Montagem da serra

Remonte o trilho e a corrente, coloque a tampa lateral e tensione a corrente. Realize um curto teste (sem ruído, a cadeia deve ir facilmente). Em seguida, aperte novamente a corrente.

Dicas e Truques Se você não tem experiência com esse trabalho, você deve deixar a substituição da roda dentada, necessariamente, o especialista!

Compartilhe com amigos

Deixe seu comentário