Por quanto tempo a emulsão é durável?

As cores das paredes modernas são frequentemente chamadas de "tintas de emulsão", embora este termo abrangente se aplique também a outras tintas. Se armazenado corretamente, os recipientes que já foram abertos podem durar muitos meses, às vezes até anos. Vamos esclarecer se você ainda pode usar sua tinta de emulsão depois de sua compra ou se é hora de descartá-la e comprar um novo balde.

Prolonga a vida útil por armazenamento adequado

Tintas de emulsão não abertas geralmente têm uma vida útil de 24 meses, e algumas marcas podem até ser oferecidas por até 60 meses. No entanto, se o recipiente for aberto, a biodegradação por germes registrados acelera.

Sempre guarde as tintas de emulsão abertas o mais fresco possível, mas sem congelamento. Sele hermeticamente o recipiente e não armazene objetos como escovas ou rolos com cor residual: assim, você contribuirá para uma vida útil prolongada.

Ainda posso usar minha antiga tinta de emulsão?

Às vezes, um balde de tinta de parede fica no porão por anos antes de seu dono tirá-lo e abri-lo novamente. Se a tinta de emulsão tiver sido armazenada da maneira indicada acima, há, no entanto, uma boa chance de que ela ainda possa ser usada. Como descobrir:

  • Agite vigorosamente a tinta da emulsão: os componentes individuais se combinam para formar uma massa homogênea?
  • Também preste atenção aos sólidos e sujeira na pintura!
  • Cheire a tinta: um mau cheiro diz que deve ser melhor eliminado.

Uma cor homogênea e bem-cheirosa sem impurezas geralmente ainda é muito boa para a pintura. No entanto, se um desses três aspectos estiver faltando, é melhor descartar a tinta de emulsão e comprar uma nova.

É imprevisível a rapidez com que uma cor inicial decai, então você é completamente dependente de seus próprios sentidos. A data de expiração no frasco é cancelada quando a tampa é aberta.

Dicas e truquesTinta diluída em água geralmente quebra mais rapidamente do que o material não diluído. Isso ocorre porque há sempre alguns germes na água, que então se multiplicam. O armazenamento de tintas aquosas não diluídas tem, portanto, maiores perspectivas de sucesso.
Compartilhe com amigos

Deixe seu comentário